-
Arquitetos: Antonio Citterio Patricia Viel; Antonio Citterio Patricia Viel
- Área: 5200 m²
- Ano: 2011
-
Fotografias:Amendolagine Barracchia
-
Fabricantes: Amitti, Birondi Group, Daku Italia, Domusmarket, Eurometallica, Guardian Glass, RIER Josef, Rieder Group, Swisspearl, Vetrodomus
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto pedia uma renovação urbana e sua conversão para uso residencial. A reconfiguração total dos volumes da área foi possível pelo caráter autônomo da construção: um edifício isolado no interior de um jardim fechado, com paredes ao longo da rua, e ladeado por um fechamento transparente em direção aos jardins, permitindo que os residentes o percebam como uma única área verde contínua ao Parque Solari.
A entrada principal na Via Salaino 10, um volume baixo que reflete a mesma área e perfil ocupado pelo edifício existente, controla o acesso ao volume principal no pátio, enquanto que permite o acesso de pedestres abrigados por uma pérgola com vegetação e acesso à garagem subterrânea.
Este edifício é organizado por uma série de pátios e jardins elevados que transformam seus níveis horizontais em espaços com vegetação ao invés de telhados; os níveis de subsolo contém depósito, estacionamento e espaços técnicos.
A fachada da rua foi tratada com concreto decorativo, com textura e padronagem de perfurações que evocam motivos da liberdade do edifício no contexto que o rodeia, destacando o caráter residencial privado do complexo.
O volume principal com 8 pavimentos mais ático está alinhado com a altura dos edifícios da Via Solari e da Via Valparaiso. As fachadas foram completamente redesenhadas, criando uma envoltória dupla, com vistas para a cidade. Esta fachada possui uma superfície descontínua de painéis de vidro com serigrafia em tons dourados que protegem os aparamentos e as varandas contínuas ao longo de todo o perímetro do edifício; elementos de proteção solar auxiliam a proteger todo o edifício.
O detalhe das varandas contínuas acentua a composição em camadas do volume, deixando os perfis metálicos no piso bastante legíveis; a camada externa de vidro protege a fachada interna perfurada, com a marcação de cada apartamento.
O objetivo é oferecer um edifício com uma linguagem absolutamente contemporânea que expressa seu caráter residencial através da composição aparentemente aleatória dos painéis em vidro decorados e a presença de cortinas brancas atrás do vidro. Ao mesmo tempo, oferecem utilização elegante graças a sua privacidade proporcionada pelos recuos nas fachadas e elementos de proteção solar.